Destaques da edição 874

PorExpresso das Ilhas,29 ago 2018 0:12

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com o Presidente da República: “Conheci o SOFA já depois de ser assinado. Isso não é normal”.

A 21 de Agosto de 2011, Jorge Carlos Fonseca era eleito, à segunda volta, para o Palácio do Plateau. A cumprir o segundo mandato, o Presidente da República recebeu o Expresso das Ilhas e a Rádio Morabeza para uma entrevista em que faz o balanço dos sete anos que leva na presidência e comenta os principais temas da actualidade. Sobre o SOFA, critica a forma como o processo foi conduzido. A propósito da isenção de vistos, recorda que o Governo pode sempre reavaliar as decisões que toma.

Também neste número, Paulo Rocha Ministro da Administração Interna: A segurança é elemento determinante na indústria turística. A Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) é aplicada em vários aeroportos internacionais e nem mesmo em Cabo Verde é novidade. “Foi criada em 2013 e está publicada no Boletim Oficial nº41, de 2 de Agosto, de 2013. Portanto, não criamos a taxa, fizemos apenas alterações à mesma, designadamente nas suas componentes, que vem permitir o reforço da segurança”, esclarece o ministro da Administração Interna. Em conversa com o Expresso das Ilhas, Paulo Rocha enumera as principais alterações e incidências desta taxa que entra em vigor em Janeiro de 2019.

70 anos da Declaração Universal: Quando os Direitos Humanos foram esmagados em Cabo Verde. A Declaração Universal dos Direitos Humanos comemora 70 anos em 2018. São trinta artigos, aprovados pelas Nações Unidas em Dezembro de 1948. Quase todos foram grosseiramente esmagados durante o regime de Partido Único e a repressão em São Vicente, a 4 de Julho de 1977, e em Santo Antão, a 31 de Agosto de 1981, representa o corolário desses atropelos.

Ensino Superior: Além da “média”. Uma quer ser médica e ajudar a colmatar os problemas da sua localidade. Outra, fascinada desde pequena pelo mundo da tecnologia, quer seguir Electrónica. Têm uma média de secundário surpreendente, figurando em primeiro e quarto lugar, respectivamente, na lista da Bolsa de Mérito deste ano. Chegaram a uma nova etapa, têm a vida pela frente e o potencial necessário para um futuro brilhante. Um futuro que, pelo menos no imediato, passa por burocracias e a incerteza de um “carimbo” impessoal (o Visto para Portugal), para o qual o mérito se mede em euros. Márcia Santos e Silviane Correia falam do seu “segredo” para o sucesso escolar, dos seus sonhos, aspirações e receios. Em comum, a sede da excelência e a vontade de contribuir para o progresso de Cabo Verde.

No desporto, o CAN’2019: Tubarões Azuis preparam em Portugal jogo com o Lesoto. A selecção nacional de futebol concentra-se no dia 02 de Setembro no Complexo de Jamor, em Lisboa, para iniciar os trabalhos de preparação para o jogo no Lesoto, que se realiza em Maseru, a contar para a segunda jornada do Grupo L de qualificação para o CAN’2019. O seleccionador Rui Águas convocou 24 jogadores, todos a actuarem em clubes estrangeiros.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Rol de mar; e de José Almada Dias, A indústria verdiana do lazer e do entertainment – Oli Kavala Fresk Feastival, de alimento do povo à promoção de um roteiro gastronómico, cultural e turístico

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 ago 2018 0:12

Editado porDulcina Mendes  em  23 mai 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.