Destaques da edição 908

PorExpresso das Ilhas,24 abr 2019 0:50

Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Óscar Santos, presidente da CMP: Praia ê di nos tudu. A capital do país assinala pela primeira vez o Dia da Cidade, 29 de Abril, com feriado municipal.

161 anos depois da elevação à categoria de cidade, Praia é hoje uma cidade que alberga uma população de cerca de 171 mil residentes e mais 30 mil ambulantes. Para marcar os 161 anos da Cidade a CMP vai pôr de pé um conjunto de actividades culturais e desportivas à volta do lema “Praia di nos tudu”. Como explica Óscar Santos, nesse lapso de tempo Praia tornou-se uma cidade cosmopolita, onde 40 por cento dos residentes não nasceram aqui. Por isso, a CMP está a convidar um conjunto de grupos culturais de várias ilhas, de Santo Antão à Brava, para fazerem actuações ao longo da Pedonal de Diogo Gomes. A CMP vai também convidar a comunidade de imigrantes para participar”, anuncia o presidente da CMP. Entretanto, como avança o edil praiense, o ponto alto das celebrações vai a inauguração das obras de requalificação que irão dar nova pinta e maior mobilidade à parte histórica da cidade.

Também neste número, Manuel Alves, antigo Comandante da Guarda Fiscal: "A Polícia Nacional é uma instituição com muitos problemas". Intendente e antigo Comandante da Guarda Fiscal, Manuel Alves, tem uma visão crítica sobre a situação actual vivida pela Polícia Nacional. É “uma instituição com muitos problemas”, garante, e, acusa, tanto o ministro da Administração Interna como a Direcção Nacional não têm sido capazes de encontrar o melhor rumo para a corporação. “Nunca, na polícia, houve tanto investimento assim como nunca houve tanto descontentamento”, lamenta.

Dia do Professor Cabo-verdiano: Os pilares da Educação. São 8985, segundo dados divulgados pelo INE, e estão distribuídos por vários níveis de ensino. Ontem, 23 de Abril, data escolhida em homenagem a Baltasar Lopes da Silva, celebrou-se o dia deles. Falamos, claro, dos professores cabo-verdianos. E se o momento é de celebração e apreço, deve ser igualmente de reflexão sobre esta classe que impacta, quiçá mais do que qualquer outra, todo o futuro do país.

Sophie Kwasny, Chefe da Unidade de Protecção de Dados do Conselho da Europa: Os impactos da manipulação de informação são reais e assustadores. A ideia de uma relação virtuosa entre as redes sociais e a democracia parecia bastante sólida, até que a realidade aconteceu. Antes do impacto negativo, a internet ajudou a eleger Barack Obama e a derrubar ditadores um pouco por todo o mundo. Depois aconteceu o caso Cambridge Analytica, a chegada à Casa Branca de Donald Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia. De repente, esquecemos que a tecnologia é neutra em termos de valores. Pode ser usada para os mais diversos fins: económicos, sociais e políticos. Pode ser usada para o bem e para o mal. Sophie Kwasny, Chefe da Unidade de Protecção de Dados do Conselho da Europa, esteve em Cabo Verde, onde participou na conferência Dados Pessoais, Redes Sociais Onlline e Democracia, organizada pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, e falou com o Expresso das Ilhas sobre estas questões.

CIN-CV: Objectivo é criar o máximo de emprego no país. O Governo quer atrair para Cabo Verde pequenas, médias e grandes empresas, voltadas para produção e exportação, concedendo, para o efeito, um conjunto de incentivos fiscais. É esta a missão e ambição do Centro Internacional de Negócios – Cabo Verde (CIN-CV), cujos membros do Gabinete Operacional foram empossados esta segunda-feira, em São Vicente.

Ainda neste número, Dia do Livro: Gente Que Lê. Na data de 23 de Abril celebra-se o livro e o autor. Mas desta vez quisemos pôr foco nos leitores. Os iniciantes e os persistentes, que resistem aos novos tempos onde o apelo a outros tipos de conteúdos é cada vez maior.

A última lição de Baltasar Lopes da Silva. 23 de Abril de 1973 foi a data da jubilação do Dr. Baltasar Lopes onde deu a sua “última lição”, com uma mensagem actual para a nova geração de professores

No interior, a opinião de Silvino de Oliveira Lima, Cabo Verde: ruído e construção; e de Manuel Brito-Semedo, O boletim dos alunos do Liceu Gil Eanes.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 abr 2019 0:50

Editado porDulcina Mendes  em  23 jan 2020 23:20