Francisco Carvalho vai suceder a Rui Semedo na presidência do PAICV, depois das eleições realizadas este domingo. O autarca da Praia é o sétimo presidente do PAICV.
Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde.
Também em destaque a polémica em torno da recente greve dos pilotos da TACV.
O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) vai apresentar uma queixa formal junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra o Governo, protestando contra a imposição da requisição civil durante a recente greve dos pilotos da companhia aérea. A decisão foi anunciada esta terça-feira, 27 de Maio, pelo presidente do sindicato, Edmilson Aguiar. Já o governo alerta para os impactos financeiros das reivindicações dos pilotos que segundo um comunicado do Executivo estão estimadas em mais de 415 milhões de escudos anuais.
Na capa desta semana damos destaque, também, aos 25 anos de actividade da Águas de Ponta Preta em Cabo Verde.
Um quarto de século depois, a empresa não apenas consolidou a sua posição como um dos pilares do fornecimento de serviços básicos na ilha do Sal, como também tem vindo a expandir-se pelo arquipélago, apostando fortemente na inovação, sustentabilidade e energias renováveis. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o director-geral da APP, Damià Pujol, faz o balanço deste percurso e revela os planos para o futuro.
Chamada de capa, também, para a visita de Gilbert Houngbo, director-geral da Organização Internacional do Trabalho a Cabo Verde.
No último sábado, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi palco do Fórum Académico que recebeu como convidado Gilbert Houngbo, director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proferiu uma Aula Magna sobre justiça social, desenvolvimento sustentável e os desafios estruturais do mundo laboral em África e no mundo.
Destaque igualmente para a entrevista com Bruno Castro, CEO VisionWare.
Criada em 2005, a VisionWare é uma empresa portuguesa altamente especializada em segurança de informação: cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e intelligence e a primeira a estar presente nos dois TechPark de Cabo Verde: Praia e Mindelo. Com o escritório de São Vicente quase a ser inaugurado – abertura está prevista para Junho – o Expresso das Ilhas falou com Bruno Castro, fundador e CEO da VisionWare.
A ler igualmente os artigos de opinião ‘Eleições em Portugal: pistas valiosas para o nosso processo eleitoral’ de Luís Carlos Silva e ‘África precisa superar o discurso de vítima para assumir o seu lugar no mundo’ de Seco Ussumane Sidibé.