Presidente da Guiné-Bissau tem até domingo para indigitar novo Primeiro-Ministro, avisa CEDEAO

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 jun 2019 8:24

Jean-Claude Kassi Brou
Jean-Claude Kassi Brou

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu um prazo até domingo para ser nomeado o primeiro-ministro e o Governo na Guiné-Bissau de acordo com os resultados das legislativas de 10 de Março.

"O comité ministerial insiste na nomeação até 23 de Junho do novo primeiro-ministro proposto pelo partido maioritário no parlamento e a formação do Governo dentro do mesmo prazo", afirmou aos jornalistas o presidente da comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou.

Jean-Claude Kassi Brou falava aos jornalistas no aeroporto de Bissau no final de uma missão que a CEDEAO realizou ao país para avaliar a crise política.

O presidente da comissão da CEDEAO pediu também aos partidos políticos para concluírem a eleição da mesa do parlamento conforme o regulamento daquele órgão de soberania.

Jean-Claude Kassi Brou deixou também claro que a missão recomendará a imposição de sanções a todos os que forem responsáveis por criar bloqueios ao processo de normalização do país.

Quase três meses depois das eleições legislativas, em 10 de Março, o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, ainda não indigitou o primeiro-ministro e Governo alegando o impasse para a eleição da mesa do parlamento.

O chefe de Estado ouviu os partidos na sexta-feira e pediu ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para indicar um nome para o cargo de primeiro-ministro.

O PAIGC indicou o nome do presidente do partido, Domingos Simões Pereira, que o Presidente recusou.

O Presidente guineense cumpre cinco anos de mandato em 23 de Junho e marcou eleições presidenciais para 24 de Novembro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 jun 2019 8:24

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 mar 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.