Na sua conta no Facebook, João Branco disse que "é uma honra aceitar o convite que me foi feito, mantendo a minha condição de independente não filiado" para as eleições legislativas que se realizam a 6 de Outubro em Portugal.
"Esta a forma que encontrei para mostrar a minha admiração pelo Bloco de Esquerda, onde tenho muitos amigos queridos, que com a coragem e, diria mesmo, o atrevimento de Catarina Martins e a sua equipa, conseguiram almejar um acordo inédito, no qual ninguém acreditava, carinhosamente apelidado de "Geringonça" e que tirou a direita do poder em Portugal, com os resultados (positivos) que se conhecem", reforça João Branco.
Maria Sameiro Mendes, de 52 anos, activista social em São Tomé e Príncipe, é a segunda candidata do Bloco no círculo Fora da Europa.
Nascido em Paris em 1968, João Branco vive em Mindelo desde 1991, tendo fundado, em 1995, o "Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact, do qual é director artístico até hoje. Entre 1996 e 2013, ficou responsável pela Direcção da Associação Mindelact. Retomou o cargo de presidente da Associação em 2017", refere o Bloco de Esquerda no seu site, que destaca ainda o papel de João Branco na criação da ALAIM, também em Mindelo.
Em 2015, o Bloco de Esquerda elegeu 19 deputados, tornando-se na terceira força política portuguesa. Não conseguiu, contudo, eleger qualquer deputado pelos círculos da emigração - Europa (PS, 1; PSD, 2) e Fora da Europa (PSD, 2).