China, Rússia e Irão realizam exercícios navais conjuntos no golfo de Omã

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2019 11:31

As marinhas chinesa, russa e iraniana iniciam sexta-feira manobras militares conjuntas no golfo de Omã, anunciou hoje Pequim, numa altura em que se mantém a tensão com Washington acerca do acordo sobre o nuclear iraniano.

O anúncio ocorre num contexto de tensões entre o Irão e os Estados Unidos na sequência da retirada unilateral de Washington em meados de 2018 do acordo internacional sobre o nuclear iraniano concluído em 2015.

A administração do Presidente Donald Trump restabeleceu então pesadas sanções contra o Irão que asfixiam a sua economia, em particular o setor vital do petróleo.

Wu, que não precisou o número de homens e navios que participarão nas manobras, disse que a marinha chinesa envia o seu navio antimíssil, o Xining.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que os exercícios "fazem parte da cooperação militar normal".

Privado dos ganhos económicos que esperava do acordo de 2015, o Irão começou em Maio de 2019 a desrespeitar alguns dos seus compromissos no âmbito do pacto.

Um confronto militar entre os Estados Unidos e o Irão terá sido evitado em junho, quando Trump anulou no último minuto um ataque aéreo que tinha ordenado em represália ao derrube de um avião não tripulado norte-americano por parte dos iranianos na zona do Golfo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2019 11:31

Editado porSara Almeida  em  16 set 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.