​ONU ajuda Cabo Verde a desenvolver plano para resiliência

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,2 fev 2018 9:39

A Organização das Nações Unidas vai ajudar Cabo Verde a fazer face à seca e ao mau ano agrícola, assistindo o país no desenvolvimento de um plano de contingência para a resiliência.

A intenção foi manifestada ontem, em Santa Catarina de Santiago, pela representante da ONU na Cidade da Praia, Nelida Gonçalves, à margem do encontro com uma missão da ONU, composta por uma equipa internacional e multidisciplinar, que se encontra no país, a pedido do Governo, no âmbito do plano de mitigação da seca.

A avaliação da equipa irá basear-se na “agricultura e meios de subsistência, por forma a permitir desenvolver um plano de resposta, com enfoque nas famílias e grupos afectados e vulneráveis, como crianças e agregados chefiados por mulheres.

Segundo a responsável, a missão das Nações Unidas, que começou os trabalhos pelo município de Santa Catarina, vai ajudar a melhor caracterizar a situação, no que diz respeito aos impactos da seca no pais e ajudar o arquipélago a aprofundar a capacidade de resposta, no sentido de se construir um plano de resiliência.

Além deste município do interior de Santiago, fez saber que os peritos da ONU vão estar em outros concelhos do arquipélago.

“Com isso, vamos ajudar a aprofundar as informações de como efectivamente se caracteriza a situação, quais as melhores respostas a curto, médio e longo prazos, tendo em conta que o arquipélago é um pais que praticamente não chove”, afirma.

Nesse sentido, Nelida Gonçalves insta o país a continuar a trabalhar para melhor enfrentar a situação da seca com menos impactos sobre a população e a sua vida.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,2 fev 2018 9:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 dez 2018 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.