Judite elege reforço da investigação como prioridade do segundo mandato

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,28 mar 2018 9:36

​Criar centros de investigação para o desenvolvimento da pesquisa científica em Cabo Verde é uma das prioridades da reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento.

A reitora falava aos jornalistas, na tarde desta terça-feira, à margem da tomada de posse para um segundo mandato de quatro anos à frente dos destinos da universidade pública.

“Estamos a pretender criar centros de investigação. Temos identificadas as áreas prioritárias para a investigação em Cabo Verde, que têm a ver também com as áreas que são definidas no plano nacional de desenvolvimento estratégico do Governo e do Estado”, afirma.

Judite Nascimento destaca outros projectos para este mandato, que passam pelo reforço de projectos de investigação já existentes, capazes de se tornar referências na sub-região.

“Por outro lado, também queremos discutir com a comunidade académica formas de especializar os nossos doutores”, acrescenta.

Na sua intervenção, Amadeu Cruz, que representou o Governo na cerimónia, disse que o executivo está a trabalhar no sistema de ensino superior, com o objectivo de garantir um “melhor entrosamento” entre as universidades e o mercado de trabalho.

Judite Medina do Nascimento foi pela primeira vez eleita reitora da UniCV em Janeiro de 2014, nas primeiras eleições reitorais realizadas na universidade pública de Cabo Verde, batendo nas urnas os candidatos Amália Lopes e Paulino Fortes Lima.

Na reeleição, em Janeiro deste ano, venceu na segunda volta o professor Artur Furtado. Na altura, o candidato derrotado avançou ao Expresso das Ilhas estar a considerar a hipótese de solicitar a impugnação daquelas eleições dado ele e a sua equipa estarem “convencidos de que, desde o início, houve condicionamento, medidas tomadas que condicionaram os resultados”.

Doutorada em Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade de Rouen (França), Judite Nascimento é mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local pela Universidade de Lisboa e licenciada em Geografia pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia). Docente do ensino superior desde 1995, iniciou as suas funções na então Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário, depois ISE – Instituto Superior de Educação. É docente do quadro definitivo da Universidade de Cabo Verde desde a sua fundação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,28 mar 2018 9:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.