Progressão de professores concluída em Agosto

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,24 abr 2018 16:26

1

Martiza Rosabal
Martiza Rosabal

​O Governo espera concluir dentro de meses o processo de requalificação e progressões dos professores, no âmbito da implementação do estatuto da carreira docente. A garantia foi dada hoje pela ministra da Educação, Maritza Rosabal, no final do debate parlamentar sobre o ensino superior, agendado pelo PAICV.

“Para reafirmar o compromisso desse Governo feito aos docentes. Compromissos que estamos cumprindo e que vamos continuar a cumprir. Em Agosto deste ano todo o processo de requalificações e progressões, resultantes da aplicação do estatuto, estarão cumpridas”, afirma.

Quanto ao sistema de ensino superior, de acordo com a governante, vão ser introduzidas mudanças onde for necessário.

“Nomeadamente na avaliação científica dos cursos, para podermos reorientar a acção. Também na própria reconfiguração da rede pública de educação do ensino superior, para adequa-la às potencialidades e especificidades de cada região e às necessidades de desenvolvimento, pondo especial tónica nas áreas da oceanografia, da atmosfera, da agricultura e das artes”, enumera.

A integração do país nas redes internacionais de pesquisa é outra meta estabelecida pelo executivo. Neste sentido, sem avançar detalhes, a governante anuncia que “a agenda nacional de pesquisa já está na fase final de elaboração”. Segundo Maritza Rosabal, o Governo está à procura de novos instrumentos de gestão.

“Sobretudo financeiros, de procura de sustentabilidade e de recursos financeiros, numa óptica de transparência", diz.

A ministra da Educação sublinha que o executivo quer elevar o patamar do ensino superior no país, através da inovação, garantindo a autonomia das instituições públicas do ensino superior.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,24 abr 2018 16:26

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.