Presidente ratifica SOFA

Autoridades devem estar preparadas para combater tráfico de pessoas

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,11 jun 2018 12:23

Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis
Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis(Rádio Morabeza)

As autoridades nacionais devem estar capacitadas e preparadas para combater o tráfico de pessoas. Esta é a posição defendida pela Ministra da Justiça e Trabalho, em declarações aos jornalistas após o acto de abertura da formação sobre tráfico de pessoas, investigação e acusação de casos de tráfico.

Janine Lélis alerta que a preparação e perícia para trabalhar com este tipo de crimes são fundamentais, tendo em conta as suas especificidades.

"É um crime disfarçado, que não se percebe. Muitas das vezes acontece e não é denunciado, porque as vítimas estão sob coacção dos infractores", explica.

Janine Lélis recorda que o crime de tráfico de pessoas é de difícil de detecção.

"Normalmente, esse tipo de crime é de difícil detenção, exactamente porque as pessoas que são vítimas estão proibidas de falar ou estão sob qualquer tipo de coacção ou intimidação. Então, exige um olhar atento e um compromisso social de todos, para que possamos identificar este tipo de situação e denuncia-la às autoridades", avança.

Sobre os processos abertos relativos ao desaparecimento de pessoas no país, o director da Polícia Judiciária, António Sebastião Sousa, diz que as investigações estão em curso, mas não adianta qualquer novo detalhe.

“As famílias estão sempre a ser ouvidas. É claro que nas investigações não se pode dizer em que pé estão, por causa de segredo de justiça. É um crime de difícil investigação e estamos esperançosos em chegar a bom porto”, remata.

No último ano, foram registados vários casos de desaparecimento de pessoas, em particular menores, no país. As investigações continuam em aberto. O desaparecimento de menores suscitou uma onda de comoção nacional, aliada a preocupação sobre a real situação nesta matéria.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,11 jun 2018 12:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.