Zaida Morais exemplifica com casos de doentes mentais a deambular pelas ruas, mas também com a prevalência de crimes de VBG, entre outros, e diz que o país não pode ficar satisfeito.
"Confrontamo-nos todos os dias com meninos a viverem na rua, pessoas sem uma habitação condigna, pessoas sem acesso a água, necessidades básicas que ainda não são satisfeitas para todos os cabo-verdiano. Temos grupos mais vulneráveis, com os seus direitos ainda violados todos os dias, crianças vitimas de violência sexual, mulheres vitimas de VBG, doentes mentais a deambularem pela rua, jovens quadros formados, ainda numa situação de desemprego. Não nos podemos dar por satisfeitos, nós não podemos ficar tranquilos", explica.
A cerimónia de abertura da conferência foi presidida pela ministra da Justiça e Trabalho. Janine Lélis destacou algumas medidas que o Governo vai implementar.
“A nível de habitação, prevemos para 2019 proceder à bonificação de rendas para a classe social A do antigo programa Casa Para Todos. Vamos continuar a fazer investimentos na reabilitação de casas das famílias mais pobres, em parceria com os municípios. Com estas medidas, o governo confirma que os desafios vêm sendo encarados de frente e que medidas de políticas estão sendo implementadas para o reforço do bem-estar e da qualidade de vida dos cabo-verdianos”, avança.
A conferência “A Declaração Universal dos Direitos Humanos: que desafios nos dias de hoje” é proferida pela especialista do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Marie-Eve Boyer-Friedrich.
Ainda nas actividades de celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realiza esta tarde, na Assembleia Nacional, uma gala, com showcase do artista Hilário Silva, com actuação das crianças da Associação Cabo-verdiana de Surdos, de Edyoung Lennon e da Escola de Dança Nicole.
No dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral da ONU adoptou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 1950, o dia 10 de Dezembro foi estabelecido pela ONU como Dia Internacional dos Direitos Humanos.