INSP quer chamar a atenção para a hipertensão arterial

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 fev 2019 8:27

​Cabo Verde vai declarar o 2019 como o “Ano nacional da hipertensão arterial (HTA) e factores de risco associados” visando chamar a atenção para uma doença que atinge 35 por cento da população nacional.

A declaração do Ano Nacional, segundo fontes do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), tem por objectivo sensibilizar a população e promover a adopção de políticas e projectos de impacto sobre a saúde pública, relacionados com a hipertensão.

A intenção é contribuir para que o país atinja os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no domínio da saúde.

“As consequências da HTA em Cabo Verde, levam a que o INSP chame a atenção da população para esta importante problemática, pelo que a instituição vai realizar um conjunto de acções, em parceria com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil, para a redução da prevalência e controlo da doença”, refere a mesma fonte.

A hipertensão arterial é uma das principais Doenças Crónicas Não Transmissíveis (DCNT) no mundo e o principal factor de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Em Cabo Verde, dados do Inquérito Nacional de Doenças Crónicas não Transmissíveis, realizado em 2007, dão conta de uma prevalência de Hipertensão arterial de cerca de 35%.

A hipertensão arterial tem causado um elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e incapacidades várias, além do impacto económico para as famílias, comunidades e a sociedade em geral.

A doença pode ser prevenida por um conjunto de intervenções, entre as quais a redução da ingestão de sal, a prática regular de actividade física, a adopção de dieta rica em frutas, legumes e manutenção de peso corporal adequado.

O último relatório da Comissão Independente Mundial de Alto Nível da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Doenças Crónicas Não Transmissíveis pede uma acção urgente para o tratamento de doenças crónicas e transtornos mentais.

Para isso, é necessário um compromisso político de alto nível e o reforço das acções para enfrentar e controlar a epidemia de DCNT, principais causas de morte e de problemas de saúde no mundo.

A OMS exorta os Estados-Membros a assumirem o compromisso para desenvolver e implementar uma estratégia nacional de prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, com base nas realidades locais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 fev 2019 8:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 out 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.