Instituto Nacional de Saúde Publica comemora 5 anos

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,13 mar 2019 12:07

Maria da Luz Lima, Arlindo do Rosário, Marciano Monteiro
Maria da Luz Lima, Arlindo do Rosário, Marciano Monteiro(Rádio Morabeza)

A instalação do Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Publica, a criação do Observatório Nacional de Saúde, o desenvolvimento da capacidade laboratorial e a promoção e comunicação em saúde publica. Conquistas do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), que hoje comemora 5 anos da sua criação.

Avanços destacados pela presidente do referido instituto, Maria da Luz Lima.

“A investigação em saúde, a vigilância epidemiológica, em complementaridade com a Direcção Nacional da Saúde, o desenvolvimento laboratorial, a formação e o reforço do papel da multisectorialidade, nomeadamente na coordenação da Instância Nacional de Coordenação, que engloba também a Direcção Nacional de Saúde, a Direcção Nacional do Ambiente e a Direcção Geral de Ambiente e da Agricultura Silvicultura e Pecuária e, sobretudo, o fortalecimento de recursos humanos, materiais e técnicos. Ainda temos um grande desafio, que é a construção do novo edifício”, explica.

A cerimónia de comemoração do 5º aniversário do INSP foi presidida pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, que também fez o lançamento do Ano de Hipertensão Arterial.

"É um trabalho que será feito de uma forma holística, integrada, envolvendo a componente da promoção, e aí o Instituto Nacional de Saúde Publica tem um papel importante. Mas também toda a abordagem, o seguimento, e isso também compete à responsabilidade da Direcção Nacional da Saúde. É esse trabalho articulado entre as instituições que faz a força deste ministério", avança.

Dentro das actividades de comemoração do 5º aniversário do INSP foi lançado o primeiro desdobrável em braille sobre Cobertura Universal de Saúde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,13 mar 2019 12:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 dez 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.