Ulisses Correia e Silva diz que se trata de uma resolução muito importante, dentro da abordagem de uma só saúde.
"Aproveito para anunciar que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que cria a Instância Nacional de Coordenação muito importante dentro da abordagem de uma só saúde e integrada num sistema que queremos que seja eficiente e bem coordenado. São medidas importante na melhoria do sistema nacional de saúde", explica.
A presidente do Instituto Nacional da Saúde Publica, Maria da Luz, diz que o centro de Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Pública não vai funcionar só em situações de emergência.
"Então esse centro vai permitir que os principais decisores se reúnam no centro, tracem estratégias e planos para enfrentar as epidemias, mas este centro não vai funcionar só para quando há emergências, há todo o processo de preparação e alerta que é necessário averiguar, ver os riscos que o país tem, os risco para epidemia que o país pode ter e preparar respostas eventuais e não só, também agir antecipadamente ", afirma.
O Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Pública de Cabo Verde foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).