Com os casos de hoje a ilha contabiliza neste momento mais de 100 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) e um óbito, os quais cerca de uma centena (96) nas três localidades da zona sul do município dos Mosteiros e seis outros casos no município de São Filipe (bairros de Santa Filomena e Cruz Vermelha, Lacacão – sul, e Curral Grande – norte) todos contactantes dos casos dos Mosteiros.
O director do hospital regional São Francisco de Assis e da Região Sanitária Fogo/Brava, Evandro Monteiro, avançou à Inforpress que estão mais amostras pendentes e que na sequência da notificação de mais 14 casos positivos na terça-feira (02 de São Filipe e 14 dos Mosteiros) e dos 33 casos de hoje, as estruturas de saúde vão prosseguir com as investigações e recolha de amostras dos contactantes dos novos casos positivos para exames PCR.
Com relação a uma pessoa com mais de 70 anos que se encontra hospitalizada no espaço de isolamento do hospital São Francisco de Assis, Evandro Monteiro indicou que se encontra estável e sem grandes alterações nas últimas 24 horas.
O director do hospital e da Região Sanitária tem agendado para quinta-feira um encontro com os órgãos de comunicação para fazer o ponto de situação.
Este apelou à população, não só das localidades onde já foram identificados casos positivos, mas de toda a ilha a redobrar os cuidados e a respeitar e cumprir todas as medidas indicadas pelas autoridades sanitárias e governamentais.
Na terça-feira o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) em parceria com a câmara municipal dos Mosteiros e da delegacia de saúde, procedeu à distribuição de 2.500 máscaras comunitárias às populações das três localidades a sul do município, além da sensibilização da população e da realização de despistagem com testes rápidos.