O director do hospital avançou à Inforpress que neste momento estão três casos suspeitos no espaço de isolamento e dois casos positivos de covid-19 no hospital regional e um outro caso suspeito na aldeia de Almada.
Informações recolhidas pela Inforpress apontam que um dos casos suspeitos do município dos Mosteiros é familiar próximo de um dos casos positivos que se encontra hospitalizado há cerca de duas semanas e com teste PCR confirmado e outro suspeito um indivíduo que testou positivo no teste rápido realizado naquele município.
Evandro Monteiro disse que as amostras dessas duas pessoas foram já recolhidas e só não foram enviadas à cidade da Praia para teste de PCR por causa de transporte e que a direcção do hospital está a desencadear as ‘démarches’ necessárias para o seu envio hoje, via aérea.
Com relação a outro caso suspeito que se encontra no isolamento no hospital e o que está no isolamento na aldeia de Almada, as amostras foram, já encaminhadas para o Instituto de Virologia na cidade da Praia, aguardando os resultados.
Neste momento estão no hospital as duas mulheres cujos resultados testaram positivos, mais três suspeitos e na Almada mais um suspeito, mas o número de pessoas que estão em isolamento é muito mais.
Das mais de 150 amostras enviadas para teste, 34 resultados foram conhecidos na quinta-feira e todos negativos, na maioria de profissionais de saúde que tiveram contacto com os dois primeiros casos positivos e alguns familiares e após o conhecimento de resultado pelo menos cinco pessoas que estavam em isolamento deixaram o espaço.
Com relação às duas pacientes, Evandro Monteiro indicou que estão bem e que até próxima segunda-feira, com os critérios de alta poderão deixar o hospital.