Artur Correia, Director Nacional de Saúde, disse esta tarde que os dois idosos faleceram no Hospital Agostinho Neto elevando o número de óbitos para 59. Já os novos casos foram confirmados na Praia (42), São Domingos (1), Tarrafal (1), São Salvador do Mundo (1) e Santa Catarina (1).
Referindo-se aos valores do rácio de transmissão (Rt) da COVID-19, o Director Nacional de Saúde apontou que Praia, Santa Catarina e São Filipe são os concelhos onde este valor é mais elevado. O Rt significa que cada pessoa infetada com o novo coronavírus está a transmitir o vírus, em média, a 1,21 pessoas na Praia, 1,61 em Santa Catarina e 1,29 em São Filipe.
Já nível nacional o Rt é de 1,13.
Para Artur Correia a Praia é "um dos maiores desafios" que se coloca às autoridades de saúde no controlo da doença por causa dos "aspectos socio-económicos, habitacionais e culturais".
O Director Nacional de Saúde apontou igualmente que com esta actualização de dados Cabo Verde conta actualmente com 622 casos activos de COVID-19 e que hoje foram dadas 103 altas a pacientes que foram considerados curados.
Questionado sobre o elevado número de casos registados durante o mês de Setembro, Artur Correia defendeu que esta é uma "doença com mais de 70% de assintomáticos" e que o aumento do número de casos "não significa que a situação esteja a piorar". "Os governos de todo o mundo, neste caso, lidam apenas com a ponta do iceberg. Por isso, quanto mais se testar mais casos se vão encontrar", apontou na conferência de imprensa.