A iniciativa partiu da Embaixada dos Estado Unidos da América em Cabo Verde, através do seu Embaixador, Jeff Daigle, que face à situação de emergência provocada pelas chuvas e estragos ocorridos, principalmente na Praia, mobilizou junto ao governo norte-americano um apoio para ajudar o país.
Entre 11 e 14 de Setembro, recorde-se, Cabo Verde foi assolado por fortes chuvas, resultantes da evolução do sistema tropical na região oeste africana, que provaram cheias e deixaram um rasto de destruição.
“Mais de 100 casas foram severamente danificadas pelo fluxo de detritos (escoamentos) das zonas e encostas a montante, pelo que mais de 100 famílias perderam as suas casas, tendo sido realojadas em espaços públicos, nomeadamente no Estádio Nacional e em escolas públicas”, recorda a Embaixada em nota enviada às redacções.
Assim, foi concebido um projecto cujo principal objectivo é apoiar “as crianças deslocadas e suas famílias a permanecerem num ambiente de bem-estar limpo, seguro e salubre e a continuarem a ter acesso à saúde, à educação e a outros serviços sociais básicos”, explica.
O referido projecto, financiado pela USAID, vai ser executado através da UNICEF em Cabo Verde, e permitir, mais concretamente, prestar apoio psicossocial e material às famílias incluso as que foram realojadas no Estádio Nacional da Praia - Ilha de Santiago e Escola de Monte Sossego, na ilha de São Vicente.
O total global dos beneficiários do projecto, conforme referido, é de 107 famílias nas cidades da Praia e São Vicente, das quais 300 são crianças.