O primeiro acordo rubricado visa a construção de um edifício de maternidade e um edifício de pediatria no Hospital Baptista e Sousa, em São Vicente, bem como fornecimentos de mobiliários, materiais e equipamento médicos e hospitalares e, o segundo é para a cooperação económica e técnica no valor de 1,4 milhões de contos.
Ambos os acordos foram assinados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Rui Figueiredo, e pelo embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong.
Segundo explicou à imprensa Rui Figueiredo, o segundo acordo está ainda em aberto, mas, este montante, além de financiar a construção a maternidade e a ala da pediatria, irá ser canalizado para outros projectos, a serem identificados, na área de relações económicas e empresariais.
“Integram-se em grandes projectos estruturantes que não abrigam apenas edifícios, mas também projectos de futuro muito importante, como a Zona Económica Marítima Especial em São Vicente, ilha na qual estes projectos vão reforçar o hospital, a maternidade, uma ala da pediatria e um outro acordo também na actividade empresarial, económica que nos vão ajudar muito nesta fase”, precisou.
Já para o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, estes dois acordos são uma “boa marca” que demonstram a “amizade profissional e de excelência” e também demonstra a disponibilidade da China em continuar a apoiar a construção e o desenvolvimento de Cabo Verde.