Governo perspectiva boa campanha agrícola caso chuva se mantenha

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 set 2023 8:28

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, previu esta segunda-feira que o país tenha uma boa campanha agrícola, desde que continue a chover durante o mês de Setembro.

“Se as coisas se mantiverem desta forma, teremos um bom ano agrícola. Mas vai depender das chuvas. As previsões apontam para normalidade, mas vamos ter de aguardar e continuar a fazer visitas ao terreno”, disse o governante aos jornalistas, na cidade da Praia.

Segundo Gilberto Silva, a campanha agrícola de sequeiro decorreu dentro da normalidade com as chuvas caídas um pouco por todo o arquipélago, até agora.

“Mas será necessário chover mais” e só haverá dados no início de Outubro, acrescentou.

O governante referiu ainda que há equipas do Ministério preparadas com produtos para combater pragas e pediu um maior envolvimento dos agricultores.

Apesar da colaboração que já se verifica, Gilberto Silva entende que é preciso aumentar ainda mais esse empenho para o combate a pragas em sítios em que nem sequer se cultiva, mas que acabam por contaminar parcelas cultivadas.

Em Junho, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) anunciou a consignação de 58 milhões de escudos para a campanha agrícola deste ano, em que se espera uma boa produção, principalmente nas ilhas a sul do país.

O MAA disponibilizou 57.683 plantas florestais e fruteiras, 350.000 estacas de batata-doce e de mandioca, distribuídas pelos agricultores a um preço simbólico.

Foram igualmente disponibilizados 3.045 quilos de diferentes espécies de sementes aos concelhos com maior necessidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) previu chuvas dentro da média na época deste ano, de Agosto a Outubro, sendo que nalgumas ilhas há probabilidade de a precipitação ficar um pouco acima do normal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 set 2023 8:28

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.