Dia da Cidade do Mindelo comemorado com sessão solene

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,12 abr 2024 14:43

O Dia da Cidade do Mindelo vai ser comemorado no domingo, 14, com uma sessão solene no Salão Nobre do Paços do Concelho e ainda actividades como a inauguração da sede da Polícia Municipal.

De acordo com nota enviada à Inforpress pela Câmara Municipal de São Vicente, o programa de comemoração arranca com o hastear da bandeira logo pela manhã, no Paços do Concelho.

Pelas 10:30, acontece a inauguração da sede da Polícia Municipal, na Rua Renato Cardoso, acto a ser presidido pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

De seguida, pelas 16:00, está agendada a inauguração do Balcão Único (BU) na câmara municipal, presidida pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira.

A sessão solene é o último ponto da agenda e acontece às 17:00, com a participação de várias entidades e presidida, também, pelo ministro Paulo Rocha.

O Dia da Cidade do Mindelo, celebrado a 14 de Abril, foi instituído como feriado municipal, em São Vicente, após a proposta ser aprovada por unanimidade pelos eleitos municipais na 7ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, a 27 de Março último.

Mindelo fará 145 anos da sua criação no próximo dia 14 de Abril.

Foi elevada à categoria de cidade em 1879, numa altura em que tinha 3.300 habitantes 27 ruas, uma praça, cinco largos, 11 travessas, um beco e dois pátios, quase todos calcetados, arborizados e iluminados por um total de 120 candeeiros a petróleo, segundo os dados da época.

Mindelo recebeu o seu nome pela rainha D. Maria II, de Portugal, em homenagem ao desembarque do exército expedicionário de D. Pedro IV nas praias da localidade do Mindelo, no ano de 1835, próximo de Viana do Castelo, em Portugal.

Graças à sua localização geográfica e devido ao importante papel do Porto Grande de São Vicente, tornou-se numa cidade, Mindelo, ponto fulcral nas ligações entre a Europa e a América permitindo-lhe desenvolver uma estrutura socioeconómica, com novos hábitos e gostos, trazidos pela forte presença inglesa na ilha.

Dados oficiais da História de Cabo Verde apontam que no local onde hoje se localiza a Pracinha da Igreja, constituíram a então aldeia de Nossa Senhora da Luz.

Posteriormente, em 1819, foi rebaptizada a aldeia como Leopoldina, em homenagem à imperatriz Maria Leopoldina, da Áustria.

Em 1859 Mindelo foi elevado à categoria de vila, pois já possuía “quatro ruas, quatro travessas, dois largos e 170 habitações” para uso dos cerca de 1.400 habitantes, que viriam a prosperar com a instalação de várias companhias inglesas de carvão, sendo considerado em 1875 o maior porto carvoeiro do Atlântico médio.

Quatro anos mais tarde, em 1879, Mindelo seria elevado à categoria de cidade, com os seus 3.300 habitantes a poderem usufruir já de 27 ruas, uma praça – a conhecida Dom Luís – cinco largos, 11 travessas, um beco e dois pátios, quase todos calcetados, arborizados e iluminados por um total de 120 candeeiros a petróleo, segundo os dados da época.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,12 abr 2024 14:43

Editado porSheilla Ribeiro  em  9 mai 2024 17:20