De acordo com a mesma fonte, foram realizadas cirurgias, nomeadamente laparoscopia (15), plástica (5) ortopedia (12) e oftalmologia (40).
“São cirurgias complexas com técnicas minimamente invasivas, que possibilitam uma breve recuperação aos doentes. As intervenções feitas no hospital é uma mais-valia para os doentes, pois já não vão ter que se deslocar para o exterior e traz menos custos para os seus familiares”, destacou o hospital, informando que as intervenções cirúrgicas trouxeram também vantagens para equipa local, que teve a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos com as novas tecnologias utilizadas durante as cirurgias.
Além das cirurgias, a missão incluiu também treinamento e capacitação técnica dos médicos locais, sessões com especialistas e ainda um workshop em formato híbrido, sobre cuidados peri-operatório e cirurgia ambulatório, ministrado por quatro enfermeiras dos Estados Unidos de América (EUA), direccionados aos enfermeiros do HBS e contou com a participação online dos enfermeiros do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), na Praia, e do Hospital Ramiro Figueira (HRF), no Sal.