Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, os seis homens foram detidos em flagrante, pelo crime de tráfico de drogas de alto risco, “todos de nacionalidade brasileira e com idades entre 28 e 43 anos, foram sujeitos ao primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos, tendo o Tribunal da Comarca da Praia aplicado a medida de coacção mais grave: prisão preventiva.
De recordar que a operação Ventos alísios foi coordenada pelo MAOC-N e resultou na apreensão de 1.653, 15kg de cocaína que estavam distribuídos em 60 fardos a bordo de uma embarcação de pesca que tinha saído do Brasil em direcção à Europa.
A cocaína apreendida tinha um elevado grau de pureza.
Além da droga foram apreendidos equipamentos electrónicos, telefones satélite e computadores portáteis.
A apreensão ocorreu na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde e a embarcação, depois de apreendida pelas autoridades, foi rebocada para o porto da Praia.
A operação conjunta, que decorreu no sábado, envolveu a Polícia Judiciária de Cabo Verde, a Polícia Judiciária de Portugal, o MAOC (N) – Centro de Operações Marítimas do Norte, o Brasil, a Marinha Portuguesa e as Forças Armadas Portuguesas. Foi realizada a cerca de 500 milhas náuticas a oeste de Cabo Verde, num pesqueiro com bandeira do Brasil.
A localização e a interceptação do navio ocorreram através de um navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, que tinha a bordo elementos da PJ de Portugal e Cabo Verde. Existiam fortes suspeitas de que o pesqueiro estivesse a ser usado por uma organização criminosa para o transporte de uma grande quantidade de cocaína entre a América do Sul e o continente europeu.