De acordo com o comunicado divulgado hoje pela empresa, a peça que faltava para a reparação do gerador chegou a Cabo Verde no voo de sábado à noite, permitindo que a equipa técnica trabalhasse de forma ininterrupta na madrugada seguinte. Após a substituição e instalação, o equipamento foi novamente colocado em funcionamento com sucesso no domingo de manhã, devolvendo momentaneamente alguma confiança de que os cortes poderiam ser reduzidos.
No entanto, a expectativa durou pouco. Ainda no domingo, o mesmo grupo gerador teve de ser novamente desligado devido ao surgimento de uma nova avaria, cuja origem está a ser analisada em conjunto com o fabricante. Sem esse reforço, a ilha volta a depender de apenas três grupos de base, uma capacidade insuficiente para responder de forma contínua e estável à procura de energia eléctrica.
A EPEC admite, por isso, que poderá ser necessário manter cortes de energia programados nos próximos dias, uma vez que o défice de potência compromete a produção. A empresa assegura estar a “trabalhar na resolução do problema o mais rapidamente possível”, mas reconhece que a normalização do serviço dependerá do diagnóstico técnico e da reparação definitiva do gerador 5.