Câmara e Governo formalizam cedência de terreno para ampliação do Baptista de Sousa

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,12 fev 2018 12:42

Augusto Neves e Arlindo do Rosário
Augusto Neves e Arlindo do Rosário(Rádio Morabeza)

O Hospital Baptista de Sousa em São Vicente vai passar a contar, no âmbito das obras de ampliação, com um centro de consultas e cirurgias em ambulatório. Trata-se de uma unidade de saúde que oferece consultas nas especialidades básicas da medicina, como clínica geral, pediatria, ortopedia e serviços cirúrgicos, anunciou hoje o Governo.

A informação foi avançada pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, no acto de assinatura do termo de concessão do terreno do basquete, na Avenida Capitão Ambrósio, para ampliação da unidade hospitalar. O ministro entende que o bloco vai trazer uma mais-valia para o HBS.

“Teremos um espaço onde teremos serviços de cirurgias em ambulatório e outros serviços. Daí que vai descongestionar, por um lado, a parte existente, mas também criar melhores condições para o desenvolvimento da saúde na região norte”, explica.

As obras estão orçadas em 250 mil contos, com financiamento garantido através do Fundo Kuwait. Os investimentos vão continuar, segundo Arlindo do Rosário, a nível de recursos humanos e na eficiência da gestão dos serviços de saúde.

O termo de concessão do terreno foi assinado entre o ministro da Saúde e o presidente da Câmara Municipal de São Vicente. A cedência resulta de um acordo assinada em Março de 2017, em que a empresa Fonseca & Santos cedeu à autarquia dois terrenos na continuidade do hospital. Em regime de permuta, o município cedeu o espaço do Polidesportivo Evandro de Matos.

“A melhoria e a requalificação do Hospital Baptista de Sousa já se fazia sentir [sic]. Eu acho que foi uma das primeiras preocupações que eu e o senhor ministro da Saúde começámos a conversar no sentido de poder ampliar o hospital, que já fazia falta", diz Augusto Neves, presidente da edilidade. 

O ministro da Saúde e da Segurança Social estima que todo o projecto de ampliação do Hospital Baptista de Sousa (HBS) esteja concluído até Maio deste ano e pronto para ser lançado a concurso. Segundo o governante, no final do primeiro semestre ou início do segundo, a obra já estará adjudicada e pronta para o seu início.

Igualmente, Arlindo do Rosário prevê para este ano o arranque do projecto e das obras de construção do centro de hemodiálise da região Norte, também no Hospital Baptista de Sousa. A estrutura terá benefícios para os doentes com insuficiência renal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,12 fev 2018 12:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  25 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.