A informação foi avançada pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, no acto de assinatura do termo de concessão do terreno do basquete, na Avenida Capitão Ambrósio, para ampliação da unidade hospitalar. O ministro entende que o bloco vai trazer uma mais-valia para o HBS.
“Teremos um espaço onde teremos serviços de cirurgias em ambulatório e outros serviços. Daí que vai descongestionar, por um lado, a parte existente, mas também criar melhores condições para o desenvolvimento da saúde na região norte”, explica.
As obras estão orçadas em 250 mil contos, com financiamento garantido através do Fundo Kuwait. Os investimentos vão continuar, segundo Arlindo do Rosário, a nível de recursos humanos e na eficiência da gestão dos serviços de saúde.
O termo de concessão do terreno foi assinado entre o ministro da Saúde e o presidente da Câmara Municipal de São Vicente. A cedência resulta de um acordo assinada em Março de 2017, em que a empresa Fonseca & Santos cedeu à autarquia dois terrenos na continuidade do hospital. Em regime de permuta, o município cedeu o espaço do Polidesportivo Evandro de Matos.
“A melhoria e a requalificação do Hospital Baptista de Sousa já se fazia sentir [sic]. Eu acho que foi uma das primeiras preocupações que eu e o senhor ministro da Saúde começámos a conversar no sentido de poder ampliar o hospital, que já fazia falta", diz Augusto Neves, presidente da edilidade.
O ministro da Saúde e da Segurança Social estima que todo o projecto de ampliação do Hospital Baptista de Sousa (HBS) esteja concluído até Maio deste ano e pronto para ser lançado a concurso. Segundo o governante, no final do primeiro semestre ou início do segundo, a obra já estará adjudicada e pronta para o seu início.
Igualmente, Arlindo do Rosário prevê para este ano o arranque do projecto e das obras de construção do centro de hemodiálise da região Norte, também no Hospital Baptista de Sousa. A estrutura terá benefícios para os doentes com insuficiência renal.