O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou, hoje, à imprensa que o tema da livre circulação de pessoas e bens dentro da CPLP vai ser posto na agenda da comunidade. “Pretendemos dar passos importantes no ponto de vista da circulação das pessoas no espaço da CPLP”, destacou Jorge Carlos Fonseca.
Após a reunião que teve com Ulisses Correia e Silva, Luís Filipe Tavares e Abraão Vicente, o Presidente da República explicou que esta “foi uma primeira reunião de coordenação e avaliação do estado de preparação da próxima cimeira de chefes de estado e de governo da CPLP. Ouvimos dados e informações sobre o estado de preparação até este momento nas diversas vertentes”.
‘As pessoas, a cultura e os oceanos’ vai ser o lema da presidência de Cabo Verde da CPLP o que significa que “pretendemos privilegiar as intervenções no âmbito da cultura no seu aspecto mais vasto, afirmação da língua portuguesa, a criação de um mercado comum de produtos culturais e artísticos com várias componentes com um programa muito ambicioso. Esse mercado comum terá também o aspecto de livre circulação de pessoas e bens no âmbito da cultura, um quadro de regulação, mesmo fiscal, para circulação de bens e produtos culturais”, apontou ainda Jorge Carlos Fonseca.