A delegação, que é liderada pelo presidente do Grupo de Amizade França/Cabo Verde, Bertrand Pancher e inclui deputados da maioria e da oposição, foi recebida segunda-feira pelo presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos.
No final do encontro, Bertrand Pancher sublinhou, em declarações aos jornalistas, a "estabilidade" e o nível de "desenvolvimento" de Cabo Verde, considerando que esta visita contribuirá para um melhor conhecimento do país.
"Vamos conhecer melhor o país, o que nos permitirá reforçar os laços entre a França e Cabo Verde. Há laços culturais, mas também laços económicos fortes. Cabo Verde é um ponto de ligação política importante entre a Europa e África. Acolhemos muitos cabo-verdianos em França e Cabo Verde é um destino turístico importante para os franceses", disse.
Considerou ainda que os deputados são "seis embaixadores de Cabo Verde em França" e que o relacionamento entre os dois países "pode ser ainda mais aprofundado".
"Vamos conhecer-nos e analisar as necessidades de Cabo Verde relativamente à França", disse.
"Há domínios onde podemos trabalhar em conjunto. Temos grandes empresas francesas que poderão investir em Cabo Verde e temos uma agência de desenvolvimento que pode financiar micro-projetos", exemplificou.
Por seu lado, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, sublinhou a importância de Cabo Verde como destino turístico dos franceses, acolhendo mais de 100 mil turistas por ano.
"Os turistas franceses têm descoberto todas as ilhas de Cabo Verde e têm privilegiado o turismo ecológico, natural, de 'trekking', um tipo de turismo que deixa muitos rendimentos aos cabo-verdianos", disse.
Jorge Santos assinalou também o "importante apoio" da França ao desenvolvimento de Cabo Verde através da cooperação bilateral e no âmbito da Parceria com a União Europeia.
O presidente da Assembleia Nacional cabo-verdiana disse ainda estar a ser reforçada a cooperação entre os dois parlamentos, nomeadamente ao nível da fiscalização financeira.
"Ao nível da fiscalização da ação governativa e do controlo das despesas públicas existe uma boa cooperação entre os nossos parlamentos e, até final do ano, vamos organizar uma grande conferência, na qual os dois tribunais de contas e os dois parlamentos irão debater profundamente a reforma cabo-verdiana e a reforma que está a ser implementada em França ao nível das contas públicas", disse Jorge Santos.
A visita dos parlamentares franceses prossegue até sábado e, além de Santiago, têm deslocações previstas às ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal.
Cabo Verde vai acolher em maio a cimeira da francofonia na cidade da Praia.