Jorge Carlos Fonseca questiona participação “tão reduzida” de mulheres na política

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,3 mai 2018 15:28

3

Sensibilizar os parlamentares sobre a importância da abertura do parlamento à sociedade Civil, definir estratégias para aumentar a representatividade das mulheres na política.Eis alguns dos objectivos do seminário “Parlamento moderno, abertura à sociedade civil e consciencialização da igualdade de género” a decorrer na Cidade da Praia.

Durante o acto de abertura do evento, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca afirmou que não é razoável que a participação das mulheres nas assembleias nacional e municipal seja “tão reduzida, abaixo dos 25%, tendo em conta a representatividade da população feminina no país”.

“Devemos todos aliar, não apenas a voz, mas os esforços, no sentido de acelerar o ritmo de materialização de índices mais satisfatórios que reflictam a realidade e nos conduzam a uma sociedade mais justa e coesa, baseada no princípio da igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos”, defende.

A representante da sessão parlamentar Cabo-verdiana da Assembleia Francófona Joana Rosa, diz que é preciso remover muitos obstáculos psicossociológico e políticos que condicionam uma verdadeira participação da mulher na vida política do país.

"A defesa da igualdade do género e de uma maior participação das mulheres nos diversos níveis do poder, sejam na administração publica ou noutras áreas de actividade, mais que discurso político, ou enunciadas programas de governação, deve representar uma forte convicção quanto ao papel fundamental e decisivo da mulher em todo o processo de construção deste pais”, entende.

Vários países da francofonia participam no seminário sobre “Parlamento moderno, abertura à sociedade civil e consciencialização da igualdade de género” que decorre hoje e sexta-feira, na cidade da Praia

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,3 mai 2018 15:28

Editado porFretson Rocha  em  23 set 2018 3:22

3

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.