A visita está marcada. Falta apenas confirmar se acontecerá em Abril ou Maio do próximo ano. Jorge Carlos Fonseca vai visitar o Luxemburgo a convite do Grão Duque Henri, chefe de Estado Luxemburguês.
Em entrevista ao jornal Contacto, o Presidente da República mostrou-se esperançado de que um dia Cabo Verde poderá ser capaz de retribuir ao Luxemburgo tudo o que aquele país “fez por nós”, disse.
“Estamos e estaremos sempre muito gratos ao Luxemburgo pela ajuda que nos tem dado. Espero que, um dia, Cabo Verde possa estar em condições de, em certa medida, poder retribuir o que o país fez pelo povo de Cabo Verde”, afirmou Jorge Carlos Fonseca.
O Luxemburgo já anunciou que prevê que dentro de vinte anos vai terminar o seu programa de ajuda a Cabo Verde. “Se daqui a 20 anos o Luxemburgo se retirar, isto significa que a ajuda que nos deu e ainda continua a dar foi de grande utilidade para o meu país e para as suas populações. Certamente terá contribuído de forma indelével para a diminuição da pobreza que ainda existe no país”, continuou o Presidente da República.
Também a comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo foi alvo da atenção de Jorge Carlos Fonseca. Na entrevista ao online Contacto, o Chefe de Estado endereçou um “abraço fraterno (...) aos que têm procurado no Luxemburgo uma vida melhor, que têm respeitado as leis do país, que têm contribuído, com o seu trabalho, para o desenvolvimento económico do Grão-Ducado” e desejou que os cabo-verdianos, ali residentes “se mantenham na senda de uma melhor integração e do bom comportamento, e que se unam cada vez mais em prol da boa integração de todos”.