Luxemburgo apoia Cabo Verde na liberalização de vistos

PorAndre Amaral,30 mai 2018 12:56

Jean Asselborn
Jean Asselborn

Jean Asselborn, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Asilo, do Luxemburgo, está de visita a Cabo Verde. Após a reunião, esta manhã, com o seu homólogo Luís Filipe Tavares, anunciou o apoio do Luxemburgo ao projecto de liberalização de vistos de curta duração para cidadãos cabo-verdianos que queiram viajar para a Europa.

A reunião de trabalho entre os dois ministros dos Negócios Estrangeiros serviu para confirmar o apoio que aquele país europeu está disposto a dar a Cabo Verde e para confirmar que o Luxemburgo (à semelhança de Portugal, da Bélgica e Grécia) apoia o projecto de isenção de vistos de curta duração que Cabo Verde quer apresentar à União Europeia.

Começando por destacar a boa integração da comunidade cabo-verdiana naquele país da Europa Central, Jean Asselborn garantiu que o "Luxemburgo é um país que conhece bem Cabo Verde" e que, por isso, "irá sempre ajudá-lo".  

"Estamos a trabalhar juntos na questão da liberalização dos vistos, discutimos os pontos importantes", acrescentou garantindo ainda que esta é uma iniciativa conjunta dos dois países. 

"O Luxemburgo apoia Cabo Verde em todas as démarches que está a fazer tendo em vista a liberalização dos vistos, é uma iniciativa conjunta".

Cabo Verde tem, desde há alguns anos, tentado convencer países e responsáveis políticos dos países da União Europeia a aceitarem a liberalização dos vistos de curta duração para cidadãos cabo-verdianos que desejem viajar para a Europa. Sem adiantar prazos ou datas para a concretização do projecto, o ministro que tutela a pasta da diplomacia nacional, Luís Filipe Tavares, mostrou-se confiante que essa liberalização possa vir a acontecer num espaço temporal relativamente curto. "Nós trabalhamos com timmings", apontou no final da reunião.

Luís Filipe Tavares garantiu igualmente que Cabo Verde e a União Europeia estão a trabalhar em conjunto tendo em vista "a securização dos nossos documentos de identificação e das nossas fronteiras."

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,30 mai 2018 12:56

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 fev 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.