O ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, diz que Cabo Verde quer cooperar com São Tomé e Príncipe na área da segurança e defesa, para que haja mais segurança nesta região do atlântico
"Santo Tomé e Príncipe tem uma posição geoestratégica importante, Cabo Verde também e nós queremos partilhar as informações e trabalhar de mãos dadas para com os nossos parceiros, garantir mais segurança, nesta sub-região. Só no ano passado houve mais de quatrocentos actos de pirataria nesta sub-região do golfo da Guine", explica
Por seu lado, o ministro da Defesa e Administração Interna de São Tomé e Príncipe, Arlindo Ramos, diz que a ambição de São Tomé e Príncipe é reforçar a capacidade de fiscalização marítima do golfo da Guiné.
"Esta cooperação com Cabo Verde, vai permitir formar os nossos homens e adquirir maiores capacidades para que esta fiscalização seja feita com a maior eficácia possível", avança.
A visita do ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe a Cabo Verde teve início ontem e termina no próximo dia 3 de Agosto, na ilha do Sal, onde participa no encerramento do Simpósio Africa Endeavor 18.