Jorge Santos é o primeiro presidente africano da AN a discursar no Parlamento de Massachusetts

PorInforpress, Expresso das Ilhas,14 jul 2018 12:13

O presidente da Assembleia Nacional discursou, esta quinta-feira, na sessão de boas-vindas no Parlamento de Massachusetts, nos EUA, tornando-se assim no primeiro chefe de um parlamento africano a conseguir tal feito.

Esta informação foi avançada pela assessoria de imprensa da Assembleia Nacional, realçando a importância que esta intervenção de Jorge Santos no Parlamento do Estado norte-americano do Massachusetts representa para Cabo Verde, país que tem sido referenciado como exemplo na consolidação da sua democracia.

Na ocasião, sublinha o mesmo comunicado de imprensa, o presidente da Assembleia Nacional enalteceu o excelente nível de cooperação entre Cabo Verde e EUA, lembrando, que este ano, celebra 200 anos do estabelecimento de relações.

“É uma data histórica da abertura do primeiro Consulado dos EUA na Cidade da Praia e o primeiro consulado dos EUA na Africa Subsariana”, refere o comunicado.

No seu discurso, Jorge Santos realçou ainda que o nível de cooperação entre estes dois países tende a “complexificar-se” e a “diversificar-se” para áreas como a segurança, a defesa e os investimentos.

No seu entender, são áreas de interesse comum, especialmente a segurança e o combate aos tráficos ilícitos, pirataria e ao terrorismo, que são “desafios que exigem esforços consertados de entreajuda, na esfera internacional”.

Santos foi recebido em sessão de boas vindas na Câmara dos Representantes pelos 160 deputados de Massachusetts, momento que ele considerou de “muita amizade, reconhecimento e credibilidade do país (Cabo Verde) ”, tido como um dos exemplos de boa governação no continente africano.

De acordo com o programa de visita, Jorge Santos manteve ainda um encontro com a comunidade cabo-verdiana de Massachusetts no Consulado Geral em Boston, onde compartilhou com os mesmos algumas informações sobre a situação político-económica e social em Cabo Verde, destacando os recentes debates parlamentares relacionados com questões importantes para as comunidades, nomeadamente, o novo estatuto dos investidores emigrantes, a reforma dos transportes aéreos, a segurança, o mau ano agrícola e o programa de mitigação da seca e a importância do «SOFA» cujo acordo foi ratificado pelo Parlamento.

Conforme refere ainda a nota de imprensa, no primeiro dia de visita aos EUA, Jorge Santos foi recebido em audiência na Câmara dos Representantes de Rhode Island, pelo seu presidente e deputados, “num encontro amistoso e honrado pela presença dos seus legisladores de origem cabo-verdiana”.

A visita de trabalho de três dias aos Estados Unidos, ocorreu após a participação de Jorge Santos na 44ª Sessão Plenária Parlamentar da Francofonia, que se realizou no Québec, Canadá.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,14 jul 2018 12:13

Editado porAntónio Monteiro  em  5 abr 2019 23:22