José Sanches foi o primeiro a anunciar a candidatura à liderança do grupo parlamentar do PAICV, sendo esperada para hoje a entrega da candidatura de Rui Semedo.
Para Sanches, a sua candidatura, em caso de vitória nas eleições de segunda-feira, vai “combater quaisquer tentações de enfraquecimento das instituições democráticas e de ‘traição’ dos ideais da Nação cabo-verdiana”.
O deputado do PAICV negou que a sua candidatura seja uma ruptura com a liderança de Janira Hopffer Almada e recusou fazer qualquer tipo de avaliação sobre o desempenho da presidente do partido enquanto líder parlamentar.
“Parabenizamos a presidente por ter decidido não se candidatar para se poder dedicar ao partido”, disse o deputado do maior partido da oposição.
No discurso que fez para anunciar a sua candidatura, José Sanches apelou diversas vezes à união dentro da bancada parlamentar do PAICV. “Não viemos dividir, mas unir; nem viemos divergir mas convergir. Só unidos e convergentes seremos capazes de vencer os nossos desafios que são muitos e exigentes”, disse José Sanches. “Só unidos e convergentes na Frente Parlamentar evitaremos as tendências do descalabro da governação e da falência de algumas conquistas democráticas”, acrescentou.