PAICV satisfeito com mobilização de um milhão de contos para mitigação do mau ano agrícola

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,14 dez 2017 20:46

Janira Hopffer Almada
Janira Hopffer Almada

O PAICV congratulou-se hoje com o facto de o governo ter conseguido mobilizar 1,1 milhões de contos, junto de parceiros internacionais, para o financiamento do programa de mitigação dos efeitos da seca e do mau ano agrícola.

Com os recursos mobilizados, o maior partido da oposição pede ao governo “rapidez” na implementação das medidas previstas.

“Para nós, é importante que, havendo já recursos, o Governo avance, com rapidez, a implementação das medidas que previu!”, lê-se num post na página do Facebook de Janira Hopffer Almada.

A presidente do PAICV diz que o anúncio do primeiro-ministro “nos satisfaz a todos” e traz uma nova esperança aos agricultores e criadores de gado.

“Com efeito, e agora que os recursos de parceiros internacionais já estão mobilizados, acreditamos que estão reunidas todas as condições para que os agricultores e criadores de gado deste país, em especial, e as famílias cabo-verdianas, em geral, tenham os apoios que necessitam e pelos quais esperam há já algum tempo!”, acrescenta.

Janira Hopffer Almada agradece aos parceiros que entenderam apoiar o país e coloca o foco naquilo que considera essencial: as medidas para fazer face ao mau ano agrícola.

A líder do maior partido da oposição lembra, por outro lado, que o PAICV também apresentou propostas para mitigar os efeitos do mau ano agrícola e diz esperar que o governo as absorva.

O partido sugere, nomeadamente, a mobilização de águas superficiais e subterrâneas para o desenvolvimento da agricultura, a redução do preço da água, a incorporação de energias renováveis nos sistemas de bombagem, a disponibilização a custo zero de ração aos criadores de gado, a execução dos projectos de instalação de redes sanitárias de irrigação à volta das Barragens de Canto Cagarra, Saquinho, Faveta e Figueira Gorda, a implementação do Programa Especifico de Apoio às Mulheres Chefes de Família no Mundo Rural e o reforço dos programas sociais de apoio às famílias vulneráveis do mundo rural.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva anunciou hoje que já estão mobilizados 1,1 milhões de contos, junto de parceiros internacionais para a mitigação da seca.

De acordo com o chefe do Governo, o montante foi conseguido junto de parceiros como a União Europeia (EU), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Luxemburgo, Espanha e os Estados Unidos da América (EUA).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,14 dez 2017 20:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.