Parlamento aprova criação de juízos de Família e Menores Praia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,13 dez 2018 7:01

Assembleia Nacional
Assembleia Nacional

​O Parlamento aprovou quarta-feira, por unanimidade e na generalidade, a proposta de lei que cria o 1º e 2º juízos de Família e Menores do Tribunal Judicial da Comarca de acesso final da Praia.

O diploma contou com a votação dos 61 deputados presentes no Parlamento, sendo 36 do Movimento para a Democracia (MpD, situação), 22 do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) e três da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição).

Na sua declaração do voto, o PAICV, representado pelo deputado João Baptista Pereira, justificou o voto favorável do seu partido no apoio a todas as medidas que possam “impactar positivamente” a justiça no país.

“Tendo em conta que no ano transacto foram julgados 695 processos ao nível do Tribunal da Família e Menores, porém, considerando que a pendência processual continua elevada, tendo transitado para este ano 906 processos, nós consideramos que para estancar efectivamente esse avolumar de pendências, esta é uma medida que pode impactar positivamente”, defendeu.

Por seu turno, a deputada do MpD Joana Rosa argumentou que esta é uma iniciativa da ministra da Justiça, Janine Lélis, que “estudou bem” o processo e “soube tirar a conclusão” da necessidade da existência de dois juízes para fazer face a demanda actual.

“O Governo quis com essa iniciativa levar aos praienses, no que diz respeito a área de família, uma justiça mais célere, mais justa" referiu.

Para a UCID, representada pela deputada Oriana dos Reis, a iniciativa é mais uma medida para melhorar a justiça.

“Achamos que é mais um passo importante no melhoramento do sector local, e queremos e esperamos que a proposta satisfaça os cabo-verdianos na Praia”, apontou.

O Parlamento aprovou ainda, na generalidade e especialidade, a proposta de lei que cria o Juízo de Família, Menores e do Trabalho no Tribunal Judicial da Comarca de acesso final de São Vicente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,13 dez 2018 7:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 set 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.