A visita tem por objectivo, segundo uma nota do Governo, “apostar fortemente” na diversificação da oferta e destinos turísticos no país, privilegiando o turismo rural.
Da agenda do ministro, para além do encontro com o executivo da Câmara Municipal, constam ainda deslocações a vários projectos e obras em curso, financiados pelo Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST).
Conforme a referida nota de imprensa, José Gonçalves pretende visitar os pontos de interesse turístico da ilha e algumas estruturas e instituições ligadas aos sectores sob a sua tutela.
A caminho da Brava, o governante vai ainda, de acordo com a mesma fonte, passar pela ilha do Fogo, numa missão que inclui visitas a pontos de interesse turístico de Chã das Caldeiras, encontro com os operadores turísticos, para diálogo com os parceiros do projecto Rotas do Fogo, financiado pela União Europeia, e a apresentação do posto de Informação Turística de Chã das Caldeiras.
De acordo com o programa, o ministro vai inaugurar, no Fogo, o miradouro de Alto Spigom e o centro multimédia Maria da Cruz, projecto financiado pelo Fundo do Turismo e construído estrategicamente para beneficiar o turismo no município e na ilha.