Janira abriu ano político numa cerimónia sem Sanches

PorAndre Amaral,2 nov 2019 8:54

O PAICV abriu, no último fim-de-semana, o ano político com uma cerimónia na Assembleia Nacional. José Sanches, até agora o único candidato confirmado à eleições internas, não esteve presente. A presidente do partido, Janira Hopffer Almada, no discurso que fez perante uma sala cheia, acusou o governo de não garantir oportunidades para os jovens.

“O país não está bem porque a nossa dignidade está a ser rebaixada, assim como a nossa soberania está a ser negociada”, indicou a presidente PAICV, Janira Hopffer Almada, na abertura do ano político e parlamentar, em que o Salão Nobre da Assembleia Nacional esteve completamente cheio de militantes e simpatizantes do seu partido.

Em declarações à imprensa, a “grande presença” de militantes e simpatizantes do PAICV demonstra, por um lado, a “força do partido” e, por outro, que os cabo-verdianos estão a ver o PAICV como uma “nova esperança para resgatar o país, que seja para todos” em que haja “mais empregos, mais segurança, mais igualdade e melhor acesso à saúde e à educação”. 

Para a líder da oposição, o seu partido vê Cabo Verde como um país que “confia nos cabo-verdianos” e que devem ser estes os “protagonistas do desenvolvimento e donos do futuro desta terra que é de todos nós”. 

Na sua perspectiva, o país está numa “situação muito complicada” em que não se fez reformas, em que o Governo, afirmou, passou três anos e meio a tomar “medidas avulsas”, ou seja, uma “política de retalho, uma espécie de navegação à vista”. 

“Os cabo-verdianos ouvem que o país está a crescer, mas não sentem que a sua vida está a melhorar”, indicou, lamentando o facto de o arquipélago ter caído nos rankings do turismo, “motor da economia nacional” e no Dong Business. 

Disse que é possível “resgatar o país”, assim como é possível “governar Cabo Verde melhor”. 

Sanches ausente

“Não estive presente [na abertura do ano parlamentar], porque tenho a minha agenda e penso que a abertura do ano parlamentar já devia ter acontecido”, disse José Sanches, deputado do PAICV, e até agora o único candidato confirmado às eleições internas do maior partido da oposição. 

Numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, o deputado do PAICV defendeu que o processo eleitoral está a ficar marcado pela falta de transparência. 

“A marcação da data da eleição torna-se urgente”, disse Sanches que estranha “que tenha sido marcado o congresso, sem ser fixada uma data para as eleições internas”. 

Para o candidato à liderança do maior partido da oposição é, por isso, urgente “a realização da reunião do Conselho Nacional, de modo a sanar esta anormalidade e clarificar a actuação e funções da presidente do partido”.

O acesso à base de dados dos militantes do PAICV é outra das preocupações reveladas hoje durante a conferência de imprensa que decorreu na Assembleia Nacional. 

“Na sequência da minha disponibilidade para candidatar-me à liderança do PAICV, solicitamos formalmente à direcção do Partido a disponibilização da Base de Dados dos militantes para efeitos de preparação da candidatura”, lembra José Sanches. No entanto, “estranhamente a actual direcção do partido recusa-se a disponibilizar a base de dados”, alega o candidato que diz que a recusa aconteceu já por duas vezes. Numa “primeira nota datada de 28-08-2019 que a base de dados só seria disponibilizada 15 dias antes das eleições internas” e depois a “17-10-2019, afirma que esta só seria disponibilizada após a abertura do processo eleitoral”. 

Para o processo eleitoral que se aproxima e, alega, de forma a garantir o máximo de transparência, José Sanches pediu ao Conselho Nacional do PAICV para que seja criada uma Comissão Mista que integre elementos de todas as candidaturas à liderança do PAICV “para analisar a base de dados do partido e supervisionar todo o processo eleitoral”.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 935 de 30 de Outubro de 2019. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,2 nov 2019 8:54

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 jul 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.