Legislativas 2021: CNE reúne-se para definição das medidas de segurança sanitária

PorInforpress,24 mar 2021 10:14

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) está reunida hoje para a definição das medidas de segurança sanitária para garantir que a campanha eleitoral e o processo de votação decorram sem aumento de casos da covid-19.

Esta é a segunda vez que as eleições em Cabo Verde estão a ser realizadas em contexto de pandemia, com o país a registar, desde Março de 2020, até esta terça-feira, 23 de Março de 2021 o total acumulado de 16.555 casos positivos e 163 óbitos.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro de 2020 a CNE desaconselhou as tradicionais actividades típicas de campanhas eleitorais que geram aglomerações de pessoas como comícios, arruadas e passeatas.

Estabeleceu o número máximo de 300 eleitores por cada assembleia de voto e o alargamento do horário de funcionamento em mais uma hora, isto é, das 07:00 às 18:00.

Foi ainda assinado um pacto com os partidos políticos e as candidaturas para o cumprimento das medidas sanitárias definidas.

Contudo, após as eleições o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e os restantes partidos admitiram que os políticos estiveram “muito mal” durante a campanha eleitoral, ao permitirem aglomerações de pessoas contrariando as orientações das autoridades sanitárias.

Além da definição das medidas de segurança sanitárias, a CNE vai ainda analisar outros assuntos, nomeadamente os relacionados com o recenseamento eleitoral, queixas e pedidos de pareceres e de esclarecimentos.

Na reunião extraordinária de hoje participam, para além dos membros da CNE, assessores e representantes dos partidos políticos.

Nas eleições legislativas de 18 de Abril, para a eleição dos 72 deputados que compõem o parlamento cabo-verdiano, participam seis partidos políticos.

O Movimento para a Democracia (MpD), o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e a União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) participam em todos os 13 círculos eleitorais, o Partido Popular (PP) em seis círculos eleitorais (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista, África, América e Europa), o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) também em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, São Vicente, África, América e Europa) e o Partido Social Democrático (PSD) em quatro círculos (Santiago Sul, Santiago Sul , África e América).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress,24 mar 2021 10:14

Editado porSara Almeida  em  24 dez 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.