"Uma Aventura Kriola" apresentado hoje no Mindelo

PorExpresso das Ilhas,21 ago 2021 17:08

O documentário "Uma Aventura Kriola, a conquista da Democracia", produzido pela Caffé Culeti Filmes e promovido pela candidatura presidencial de Carlos Veiga, vai ser exibido hoje, em São Vicente.

Depois da Praia, é a vez de São Vicente receber a exibição pública do documentário. A apresentação vai ter lugar no Mindel Hotel, pelas 19 horas,

O evento vai contar com a presença especial do artista de Dynamo, que presenteará os convidados com um pocket show. Após a exibição do filme, que marca os 30 anos da conquista da Democracia, haverá uma conversa aberta com Carlos Veiga e convidados.

a transição do autoritarismo para o sistema democrático é o tema do documentário “Uma Aventura Kriola – A conquista da democracia", uma produção cabo-verdiana que estreou no dia 4 deste mês, no ano em que a nossa Democracia completa os seus 30 anos.

Com produção da Café Culeti Filmes, o documentário sintetiza em 41 minutos os 15 anos de controle das liberdades infligidas pelo regime do Partido Único por meio de depoimentos e imagens inéditas ou há muito esquecidas.

A mesma fonte explicou que são retratadas no filme as adversidades enfrentadas pelos cabo-verdianos durante o regime comandado pelo PAICG/CV, como as restrições de liberdade de expressão, de movimento, de iniciativa privada, e a repressão a quem se opôs ao regime, com perseguições, tortura e até mesmo assassinatos.

“Para traçar um retrato preciso e fidedigno dos factos, a produção lançou mão de meses de pesquisa de material de audiovisual na imprensa cabo-verdiana e internacional, para além do levantamento de acervos pessoais entrevistas com figuras de destaque na luta pela democracia, como: António Gualberto do Rosário, Carlos Veiga, Eugénio Inocêncio, Eurico Monteiro, Frei António Fidalgo de Barros, Jacinto Santos, Lígia Pinto e Margarete Monteiro”, lê-se em nota enviada à comunicação social, aquando da exibição na Praia.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 ago 2021 17:08

Editado porSara Almeida  em  1 jun 2022 23:21