​Governo investe um milhão de contos anuais até 2026 para mitigar crises

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,24 fev 2022 11:51

O Governo anunciou hoje o investimento anual de um milhão de contos por ano, até 2026, em programas de mitigação dos efeitos das crises, e com impacto em todos os municípios. O montante vai ser mobilizado através dos fundos do Ambiente e do Turismo.

A comunicação foi feita hoje pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na intervenção inicial no debate parlamentar sobre “o papel do Estado na mitigação da crise económica e social, e o seu impacto na vida das famílias e empresas”.

“O Governo investe este ano 145 mil contos no Programa de Mitigação dos efeitos do ano agrícola. Através do Fundo do Ambiente e do Fundo do Turismo, serão investidos de 2022 a 2026, uma média anual de um milhão de contos, abrangendo todos os municípios, em projectos em parceria com as câmaras municipais. Para além destas intervenções, há que somar o PRRA e o pacote de infra-estruturas que brevemente será anunciado”, diz.

Para Ulisses Correia e Silva, são obras que infraestruturam as ilhas e os concelhos, criam emprego e rendimento que ajudam a mitigar os efeitos das crises.

Os investimentos serão feitos em diversos sectores.

“Nas pescas, investimentos de mais de 500 mil contos previstos para 2022 para apoio à pesca artesanal e comercialização de pescado irão ter também um efeito mitigador nos rendimentos para além de melhorar as condições da actividade. A implementação do Programa Mais para eliminação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta representa o papel do Estado, através do Governo, a intervir para mitigar os efeitos do aumento da pobreza provocado pelas crises e para criar oportunidades económicas e sociais para a saída da pobreza, tornando as famílias mais resilientes”, aponta.

O chefe do executivo refere que 2020 e 2021 foram os anos da maior crise do século.

Para o Primeiro-ministro, Cabo Verde foi colocado à prova e o Estado desempenhou o seu papel, com medidas atempadas e assertivas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,24 fev 2022 11:51

Editado porAndre Amaral  em  11 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.