Cabo Verde e Angola querem alargar cooperação no ensino superior, ciência e inovação e ainda abarcar a economia azul

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,19 out 2023 8:35

O Presidente da República de Cabo Verde disse esta quarta-feira, no Mindelo, que Cabo Verde e Angola querem alargar a cooperação no ensino superior, ciência e inovação e ainda criar uma colaboração mútua no domínio do mar.

José Maria Neves falava aos jornalistas à saída de um encontro que manteve com a vice-Presidente da República Angola, Esperança da Costa, no Palácio do Povo, em São Vicente, acompanhada da ministra do Ensino Superior e da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros de Angola.

Segundo o Presidente da República, Angola e Cabo Verde têm excelentes relações de amizade e cooperação.

Destacou ainda que Cabo Verde tem uma importante comunidade em Angola e ambos os países têm áreas sensíveis de cooperação, desde área financeira à área das energias, dos transportes e agora pretende-se alargar a cooperação na área do ensino superior, ciência e inovação, para além do mar.

“Identificados conjuntamente domínios em que podemos reforçar a cooperação e vimos que aqui o domínio do mar é um domínio importante de cooperação. Cabo Verde é um estado oceânico e os dois países poderão encontrar oportunidades parra reforçar as relações de parceria”, afirmou.

Por sua vez, a Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, sublinhou que o encontro com José Maria Neves serviu para agradecer o convite para participar no 1º Congresso Internacional: Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia. Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV), mas também manifestar o engajamento e a vontade colectiva a nível da República de Angola para aumentar a cooperação bilateral para outros domínios.

“Seja o domínio da ciência, da tecnologia, da inovação de forma a fazermos face aos novos desafios da factualidade, como a questão da seca, dos fortes eventos climáticos que têm abalado os nossos países e que precisamos de encontrar soluções para melhorar e aumentar adaptabilidade das nossas comunidades e a resiliência das nossas populações”, adiantou a mesma fonte.

Por outro lado, considerou Esperança da Costa, com as ferramentas ligadas à inovação, ambos os países podem aumentar a oportunidade de empregabilidade com o reforço do sector produtivo, tanto público como no sector privado.

Segundo a vice-Presidente de Angola, a estada em São Vicente serviu, igualmente, para aumentar o âmbito da cooperação para o domínio do mar.

“Angola é um estado costeiro e Cabo Verde é um estado insular e, portanto, temos que desenvolver também a cooperação no âmbito da economia azul para alavancarmos o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o progresso dos nossos países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,19 out 2023 8:35

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.