Presidente viaja à Coreia para cimeira com países africanos

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 jun 2024 13:17

​O Presidente da República desloca-se na noite de hoje à República da Coreia para participar, dias 04 e 05, na Cimeira Coreia/África, sob o lema “O Futuro que Construímos: Crescimento Partilhado, Sustentabilidade e Solidariedade”.

De acordo com um comunicado da Presidência, enviado à Inforpress, José Maria Neves intervirá na terça-feira, 04, na sessão plenária, que decorrerá no Centro Internacional de Exposições da Coreia (KINTEX). onde fará uma comunicação sobre “Cooperação para o Desenvolvimento e Crescimento Inclusivo”.

Na quarta-feira, 05, refere a mesma fonte, o chefe de Estado integrará um painel, ladeado de sete homólogos africanos, sobre o tema “Expansão do Comércio e Criação do Emprego”.

Na deslocação à Coreia do Sul, o Presidente da República, que será acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, manterá um encontro com o seu homólogo local, Yoon Suk Yeol, tendo na agenda o fomento das relações bilaterais entre os dois países.

“Entre as áreas com forte potencial para o estabelecimento de possíveis parcerias destaca-se a economia digital, o ensino superior, ciência e inovação, a agricultura e a economia azul, sectores em que a Coreia possui já um enorme know-how, como ficou vincado aquando da deslocação à cidade da Praia, em Setembro de 2023, de um enviado especial do Presidente Moon-Kyu Bang”, lê-se na nota de imprensa.

O ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia liderou, na altura, uma delegação integrada por 30 pessoas, incluindo representantes de empresas estatais e privadas em vários sectores de actividade, numa expressão da vontade daquela potência asiática e mundial em ver reforçadas as relações de cooperação com Cabo Verde.

A Cimeira Coreia/África 2024 pretende “discutir soluções colaborativas para promover a força colectiva e a solidariedade para o desenvolvimento sustentável, com destaque para a resolução de desafios globais, como as alterações climáticas, a segurança alimentar, a estabilidade da cadeia de abastecimento e a segurança sanitária”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 jun 2024 13:17

Editado porSara Almeida  em  12 jul 2024 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.