José Maria Neves falava aos jornalistas após receber Carlos Veiga, para analisarem a situação política nacional e as perspectivas de desenvolvimento político-institucional e económico do país.
Conforme referiu, há necessidade de uma abordagem adulta para evitar a deterioração institucional, disputas desnecessárias de protagonismo e a prejudicial imagem do país.
"Aqui tem que haver gente adulta na sala para evitar que haja deterioração institucional e que haja encontrões e disputas desnecessárias de protagonismo e que a imagem do país também seja prejudicada", apontou.
Quanto ao encontro do Presidente Zelensky com o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, Neves expressou estranheza pela falta de articulação entre os órgãos de soberania.
"Efectivamente há uma profunda estranheza da minha parte relativamente a esse encontro. Em espaço próprio, chamarei a atenção para essa questão e tomarei as medidas que se mostrarem pertinentes. Estranheza pela forma como as coisas aconteceram. Um homólogo do Presidente da República chega a Cabo Verde e, portanto, nessas questões deve haver uma articulação entre os órgãos de soberania e o Presidente não pode ser posto, sob facto, consumado sobre essas matérias”, frisou.
De referir que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez na tarde do passado sábado, 09, uma escala técnica de uma hora na ilha do Sal, tendo mantido neste tempo um encontro de cortesia com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
Entretanto, em Novembro, o Presidente da República apelou à concertação entre os órgãos de soberania, após ter dito não ter compreendido a abstenção de Cabo Verde numa resolução das Nações Unidas sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
Na sequência, o Chefe do Governo, afirmou que as relações entre o Governo e o Presidente da República são institucionais e que não devem ser tratadas na comunicação social ou nas redes sociais.