Autárquicas 2024: Governo marca eleições para 01 de Dezembro

PorExpresso das Ilhas,10 set 2024 21:03

O Governo oficializou hoje a marcação das eleições autárquicas para o dia 01 de Dezembro, após auscultar os partidos políticos e se ter reunido em Conselho de Ministros.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, pela ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis.

“O primeiro-ministro procedeu ontem à audição dos partidos políticos e houve um consenso à volta da data de 01 de Dezembro, que foi explanada a nível da comunicação social", disse.

"Nós estamos a cumprir com aquilo que é o imperativo legal nos termos do Código Eleitoral, que determina que a data das eleições deve ser feita por via de decreto regulamentar, com antecedência de 70 dias”, comunicou.

A ministra indicou o Conselho de Ministros absorveu "o consenso que foi expresso” a nível dos partidos políticos que foram ouvidos nesta matéria e adiantou todas as condições para a realização das eleições estão a ser garantidas através da Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE),

As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago foram realizadas a 20 de Outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19.

O Movimento para a Democracia (MpD) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) conquistou oito.

Ainda em jeito de balanço do Conselho de Ministros, Janine Lélis anunciou algumas outras medidas tomadas em outras áreas, entre as quais a fixação de um novo subsídio de regresso às aulas. Este subsídio, de acordo com a ministra, visa compensar os encargos adicionais que todas as famílias vivenciam todos os anos por ocasião da abertura do ano escolar e terá um valor entre 2500 e 4000 escudos

Autoria:Expresso das Ilhas,10 set 2024 21:03

Editado porSara Almeida  em  18 out 2024 7:20