“É com profunda consternação que venho acompanhando as notícias sobre as trágicas consequências das chuvas torrenciais na região de Valência que já causaram dezenas de vítimas mortais, muitos feridos e desaparecidos, bem como prejuízos materiais”, escreveu o Chefe do Estado.
Na carta, José Maria Neves endereçou ainda as suas condolências face às inundações que atingiram recentemente essa região da Espanha.
“Neste momento de tristeza e de grandes perdas, apresento a Vossa Majestade, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, os nossos mais profundos sentimentos de pesar e de solidariedade, extensivos a todas as famílias lesadas por este desastre natural”, acrescentou Neves que terminou a missiva renovando a sua solidariedade e reafirmando a “mais elevada consideração e estima” ao Rei Filipe VI e ao povo espanhol.
De referir que pelo menos 95 pessoas morreram em Espanha entre esta terça e quarta-feira, 29 e 30 de Outubro, após chuvas torrenciais inundarem cidades no Sul e Leste do país, conforme informaram autoridades nesta quarta-feira, 30.
As autoridades das zonas mais afectadas aconselharam os cidadãos a ficarem em casa e evitarem viagens não essenciais.
Segundo o Aemet, serviço meteorológico de Espanha, Valência recebeu em oito horas, mais água de chuva do que nos 20 meses anteriores.
Além das fortes chuvas, houve também queda de granizo e fortes rajadas de vento. O Aemet previu que as tempestades devem continuar até esta quinta-feira.
A força da água arrastou veículos e destroços pelas ruas de várias localidades. A polícia e os serviços de resgate usaram helicópteros para retirar pessoas de casas e carros. O governo da região de Valência pediu aos moradores que se desloquem para terrenos mais altos.