Artigos sobre pirataria
Navio atacado por Hutis do Iémen afunda-se no mar Vermelho
Um graneleiro afundou-se dias depois de ter sido atacado pelos rebeldes Hutis do Iémen, numa agressão que terá matado um marinheiro a bordo, disseram hoje as autoridades militares britânicas.
Pirataria no mar Vermelho reabre rota do Cabo da Boa Esperança
As recentes investidas e os ataques de rebeldes Houthis a navios mercantes no mar Vermelho fizeram com que as principais empresas de carga do mundo anunciassem, nos últimos dias, a suspensão de rotas na região, que dá acesso ao canal de Suez, no Egipto — caminho mais rápido entre a Ásia e a Europa e que recebe cerca de 15% do tráfego marítimo global.
Casos de pirataria no Golfo da Guiné continuam a diminuir, revela ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou hoje que os casos de pirataria e assaltos à mão armada no mar no Golfo da Guiné continuam a diminuir, mas pediu mais apoio à plena operacionalização do protocolo de Yaoundé.
Golfo da Guiné cada vez mais exposto à pirataria marítima
As águas do golfo da Guiné, ricas em hidrocarbonetos e recursos haliêuticos, estão cada mais expostas à pirataria, afirmaram responsáveis ligados à segurança da região, reunidos em Pointe-Noire, na República do Congo.
Mergulhadores estrangeiros destroem e pilham património subaquático na ilha do Maio
Mergulhadores estrangeiros estão a destruir e a pilhar património subaquático de Cabo Verde, de forma ilegal, com investidas num galeão do século XVII submerso na ilha do Maio, denotando a vulnerabilidades dos mares do arquipélago e da própria fiscalização.
Raptos ao largo da costa Ocidental africana subiram 50% em 2019
O diretor do Gabinete Marítimo Internacional, Michael Howlett, disse esta semana que o número de raptos de marinheiros ao largo da costa ocidental de África aumentou 50% no ano passado, defendendo um aumento da cooperação contra a pirataria marítima.
Ataques de pirataria marítima mais do que duplicam no Golfo da Guiné
A pirataria marítima aumentou a nível mundial em 2018, com um crescimento significativo dos ataques no Golfo da Guiné, na África Ocidental, indicou hoje a agência internacional que monitoriza este tipo de crime.
mais