Monte Sossego vence Carnaval de São Vicente

Grupo Carnavalesco de Monte Sossego
Grupo Carnavalesco de Monte Sossego(Queila Fernandes)

​O Grupo Carnavalesco de Monte Sossego venceu hoje o Carnaval de São Vicente. A decisão do júri foi conhecida após uma longa cerimónia de divulgação de resultados, que se prolongou por cerca de três horas, com alguma confusão pelo meio.

Em segundo lugar ficou o grupo Cruzeiros do Norte. O terceiro posto pertence a Vindos do Oriente. No quarto lugar, Estrela do Mar. Em quinto, e último, o Flores do Mindelo.

Nos prémios individuais, Alcione Cruz (Monte Sossego) foi escolhida como rainha. O título de primeira-dama de honor foi entregue a Cíntia Spencer (Monte Sossego). Cilene Camila (Monte Sossego) foi eleita segunda-dama. 

A completar o trono, Fredwilson Sousa foi escolhido pelo júri como rei do Carnaval 2020.

Também de Monte Sossego, Ridson Monteiro, venceu na categoria de mestre-sala. 

Kátia Ferreira, de Monte Sossego foi eleita porta-bandeira. 

A única excepção à hegemonia de Monte Sossego, nos prémios individuais, é a rainha de bateria, entregue a Andreia Gomes, do grupo Cruzeiros do Norte.

No que à música diz respeito, Constantino Cardoso arrebatou o troféu, com "Fatcha, Fatcha", tema que compôs para o Grupo Carnavalesco de Monte Sossego. 

Num ano em que o prémio para o melhor carro alegórico resultava da soma da pontuação atribuída a todos os carros de cada grupo, Vindos do Oriente foi o vencedor da categoria. 

Este ano, a Liga Independente dos Grupos de Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) decidiu atribuir um prémio à melhor bateria. O somatório das pontuações do júri resultou num empate entre Cruzeiros do Norte, Vindos do Oriente e Monte Sossego. O vencedor foi, por sorteio, Cruzeiros do Norte. 

"Coerência"

Conhecidos os resultados, António Duarte 'Patcha' não escondeu a emoção e destacou o trabalho “árduo” e a “coerência” do grupo.

“Foi um trabalho sério ao longo de todo o tempo. Mantivemos a coerência na nossa postura, nos costumes. A minha verdadeira tristeza foi ao longo dos carnavais em que fomos maltratados, é um trabalho árduo, mas firme ao longo do tempo. Os que estiveram ao meu lado sabem como foi difícil fazer esse Carnaval”, afirma.

Depois da reconquista do título, António Duarte, sem entrar em muitos pormenores, anunciou o fim das suas funções como presidente do grupo carnavalesco de Monte Sossego.

“Vai uma outra direcção continuar com o grupo, não tenho mais condições para conviver com certas decisões, quer da parte da LIGOC, quer da Câmara Municipal de São Vicente. Não existem mais condições, cessa a minha participação no Carnaval de São Vicente neste momento”, disse.

LIGOC-SV

Por sua vez, o presidente da LIGOC-SV faz um balanço positivo da edição 2020. À Rádio Morabeza, no final da atribuição dos prémios, Marco Bento classificou esta edição como uma das melhores.

“Foi um dos melhores carnavais que Mindelo já viu. Tivemos grandes dificuldades para pôr esse Carnaval na rua, o Carnaval está a crescer e ter cinco grupos em concurso é um desafio. Tivemos um Carnaval com todos os grupos em excelência”, registou.

Para aumentar a transparência do processo de divulgação de resultados, a LIGOC-SV decidiu mudar o processo e anunciar as pontuações de cada elemento do júri, antes de revelar o vencedor de cada categoria. Mas as coisas não correram bem, com muitas pausas e alguma desorganização, que resultaram em horas de espera até serem conhecidos todos os vencedores. A cerimónia, agendada para as 15h00, terminou ao cair da noite. 

Questionado sobre o novo modelo, Marco Bento admitiu que é preciso “rectificar” alguns pormenores, mas garantiu que “veio para ficar”.

“Claro, foi moroso por causa de alguns erros que aconteceram, mas no próximo Carnaval vamos rectificar isso. Este modelo foi um pedido dos grupos, que querem ver a pontuação quesito por quesito e isso leva tempo. Isto foi a melhor coisa que aconteceu, que foi dar maior transparência ao que se fazia antigamente nos bastidores”, assegurou.

Veja as galerias de imagens deste Carnaval de São Vicente 2020:

Monte Sossego 

Cruzeiros do Norte

Vindos do Oriente

Estrela do Mar 

Flores do Mindelo

Veja ainda os desfiles de:

-Segunda-feira, que culminou com a folia de Samba Tropical

Domingo, quando alunos, professores, mandingas e muito mais encheram as ruas do Mindelo

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira, Lourdes Fortes,26 fev 2020 19:15

Editado porSara Almeida  em  22 nov 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.