Esta acção de formação acontece em parceria com a Câmara Municipal da Praia e a Universidade de Cabo-verde e segundo a presidente da SCM, Solange Cesarovna, tem como objectivo fomentar o desenvolvimento do sector das indústrias criativas e actividades culturais locais, através do fomento da defesa dos direitos autorais e conexos.
“Esta formação tem como objectivos específicos apresentar aos municípios projectos de integração e valorização dos autores e artistas locais, capacitar os músicos, autores e artistas para uma melhor gestão dos seus direitos autorais e conexos, visando o estímulo da criatividade da música e sua qualificação enquanto factor gerador de valor económico”, explica.
A parceria com a CMP, conforme Solange Cesarovna, vai permitir que a SCM esteja mais perto dos autores e artistas de diferentes bairros, através da autarquia e das delegações municipais e com isso fazer um trabalho mais assertivo criando “condições de implementação com sistema de integração dos autores e artistas na correcta gestão dos seus direitos”.
Solange Cesarovna sublinhou que as acções de formação têm sido realizadas em vários municípios em parceria com as câmaras municipais e neste sentido já passou pelos três municípios de Santo Antão (Porto Novo, Paul e Ribeira Grande), esteve na Brava, São Vicente e São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago.
“Depois da cidade da Praia vamos contemplar os demais municípios, no âmbito dos nossos protocolos e a intenção é durante este ano (2021) contemplar todos os municípios com estas acções de formação”, indica.