O especialista alerta, sobretudo, para o benefício da actividade física na prevenção das doenças relacionadas com o sedentarismo.
“A nível geral, em todo o mundo, temos que fazer alguma actividade física, pelo menos para evitar determinadas doenças que estão a surgir actualmente. É importante iniciar a prática de actividade física na tenra idade, porque dá a consciência necessária de que é preciso fazer alguma coisa. Assim, com o avançar da idade, ficas capaz de aguentar qualquer exercício que te predispões a fazer”, afirma.
A antes de iniciar a prática regular de exercício física, é necessário obter a orientação por um profissional, que poderá indicar qual o grupo de actividades mais recomendado para cada individuo.
“O que acontece é que quando chegas no ginásio tens uma pessoa que te acompanha, mas antes disso deves primeiro recorrer a um médico, fazer os testes para que se possa saber se estas apto a nível da saúde, e em relação à actividade que queres fazer, porque normalmente não sabes se tens alguma coisa e depois de fazeres determinado esforço físico é que começas a ter problemas. Para evitar estas situações, recomenda-se primeiro a realização de exames e de acordo com as indicações proceder a actividade física”, explica.
A Organização Mundial da Saúde, que recomenda pelo menos 150 minutos de actividades físicas semanais, destaca a importância de se fazer exercício com orientação, numa resposta adequada às necessidades clínicas e de cada pessoa, tendo em conta, sobretudo, a que ritmo se deve andar, que exercícios realizar, que batimentos cardíacos devem ser observados, entre outros.