O evento decorreu a partir das 16:00, horas locais, e jogou-se na plataforma da Chess.com, que é considerada a n.º 1 do mundo e com a qual a FCX estabeleceu, recentemente, uma parceria.
Durante pouco mais de uma hora, jogaram-se 7 rondas no sistema suíço com partidas de 3 minutos e um incremento de 2 segundos por lance e onde 32 xadrezistas, a partir de Cabo Verde, Portugal, Itália, S. Tomé e Príncipe e Moçambique, se defrontaram para apurar o vencedor do evento.
Assistiram-se a partidas muito renhidas numa competição que no final apresentou um pódio com os seguintes 3 ocupantes:
Eledinum (Jerry Rosa), GMJotta_Kramink (Jeorciley Rita de S. Tomé e Príncipe) e marianokar (MI Mariano Ortega), todos com 6 pontos, em 7 possíveis, demonstrando assim, a muita competitividade existente neste 1.º Torneio online oficializado pela FCX.
Na tabela publicada nesta página podem ser verificados a classificação e resultados dos 10 primeiros classificados.
Perante o sucesso da iniciativa, registada no vídeo elaborado pelo nosso Director Técnico Nacional e que pode ser visionado em https://youtu.be/m6t_EU2H4pg, a nossa Federação nacional de xadrez já tem em preparação novos eventos de forma a manter em actividade os xadrezistas nacionais e que se encontram em casa por força das circunstâncias no combate à COVID-19.
Assim, a FCX tem já preparados 2 torneios de Páscoa, denominados “PÁSCOA EM CASA”. O primeiro, RAPID, realiza-se no dia 10 de Abril (Sexta-feira Santa) a partir das 14:00 Horas, e terá um controle de tempo de 15’+10’’ (15 minutos para cada jogador com um incremento de 10 segundos por lance) podendo ser encontrado o seguinte endereço: https://www.chess.com/live#t=1181176.
O segundo torneio, BLITZ, está agendado para o Domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, a partir das 16:00 horas e encontra-se em https://www.chess.com/live#t=1181176.
Qualquer um dos torneios será disputado em 7 sessões no sistema suíço de emparceiramento.
As inscrições são gratuitas e efectuam-se nos endereços dos torneios a partir de 1 hora antes do início de cada um, sendo necessário que os participantes estejam inscritos como membros da FCX na Chess.com, bastando para isso, possuírem uma conta naquela plataforma e fazer a inscrição em https://www.chess.com/club/federacao-cabo-verdian...
Depois, sendo membros da FCX na Chess.com, é só estarem atentos às iniciativas que lá vão sendo noticiadas.
Espera-se também que, nos próximos torneios, os fornecedores da internet no nosso país sejam colaborantes com os xadrezistas participantes de forma a que o sinal seja suficiente e que não haja interrupções e não aconteça o que aconteceu no torneio do passado Domingo, ou seja, jogos que não se realizaram ou que terminaram por falta de resposta do adversário devido á interrupção do sinal da NET a alguns participantes.
Nestes tempos de combate ao COVID-19, em que a actividade desportiva nacional está suspensa, a FCX encontrou uma forma de não ficar parada e de manter actividades que se enquadram nas restrições impostas pelo Estado de Emergência, que foi entretanto decretado no país, devendo ser assim, a única federação desportiva de Cabo Verde a manter-se activa, continuando a organizar e realizar competições e seguindo o lema por si adoptado:
FICO EM CASA. JOGO XADREZ!
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 958 de 8 de Abril de 2020.